Festival Brasileiro da Cerveja divulga dados da pesquisa feita com visitantes

Foi divulgada nesta semana a Pesquisa de Satisfação dos Visitantes do Festival Brasileiro da Cerveja. A pesquisa, feita pela AskNew Pesquisa e Marketing, contou com uma amostragem de 396 respostas ao longo dos quatro dias de evento. O estudo registrou a opinião dos visitantes em relação ao seu perfil, à sua impressão sobre diversos aspetos do festival e sobre a cidade. Os resultados auxiliam os organizadores no planejamento da próxima edição do evento.

Do grupo de entrevistados do Festival Brasileiro da Cerveja a maior parte do público é da faixa etária de 25 a 34 anos, representando 36,36%. O evento apresenta um aumento constante no público feminino. Em 2019 48% dos visitantes eram mulheres (2016: 41%; 2017: 45,5%; 2018: 47%). O diretor de Eventos do Parque Vila Germânica, Luiz Koerich, comemora o aumento no público feminino. “A cerveja deixou de ser um produto consumido somente por homens. O aumento no público feminino mostra que o cenário cervejeiro também é feito para e pelas mulheres”, exalta.

Este ano os turistas representam 71,95% do público do Festival. A maior parte deste grupo, 54%, veio de outras cidades de Santa Catarina, enquanto 18% são oriundos de outros estados. “O número de visitantes vindos de fora de Blumenau só confirma a cidade como a Capital Brasileira da Cerveja e Capital do 3º maior mercado consumidor do Mundo. Somente neste ano tivemos 39% de visitantes que vieram pela primeira vez no festival”, enaltece o presidente da Associação Blumenauense de Turismo, Eventos e Cultura (Ablutec), Richard Steinhausen.

Estrutura do Festival

O público do Festival Brasileiro da Cerveja se mostrou bastante satisfeito com a estrutura e organização do evento. A metodologia utilizou-se de afirmações para que o entrevistado realizasse sua análise, elegendo uma nota de 1 a 10 para cada frase. A média geral dada ao evento é de 8,39. Nota 0,35% acima que 2018, quando a média foi de 8,36. A estrutura do Parque Vila Germânica foi um dos itens mais conceituados dentre os avaliados pela pesquisa, tendo a nota de 9,26. A variedade das cervejas também obteve resultado acima da média geral, com 9,21 com a qualidade das cervejas obtendo 9,09.

As atrações do Festival também foram bem conceituadas pelo público. A qualidade das atrações musicais obteve nota de 8,56, enquanto as palestras tiveram a nota de 8,14.

O Festival Brasileiro da Cerveja ocorreu entre os dias 13 e 16 de março, nos setores 1 e 2 do Parque Vila Germânica. O Festival Brasileiro da Cerveja é organizado pela Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria de Turismo e Lazer e Parque Vila Germânica, em parceria com a Associação Blumenauense de Turismo, Eventos e Cultura – Ablutec e conta com o patrocínio do Angeloni, Agrária e Memo.

 

Assessor de Comunicação: Diorgnes Saldanha Lima

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *