O PARQUE

VILA GERMÂNICA

O Parque Vila Germânica é um centro de eventos localizado na cidade de Blumenau, Santa Catarina. É hoje uma das principais promotoras de eventos de Santa Catarina. Com mais de 30 mil metros quadrados, acontece aqui anualmente a maior festa alemã das Américas, a Oktoberfest. Além disso, o Parque Vila Germânica também é palco de eventos como a Sommerfest, Osterdorf, Festival, Feira e Concurso brasileiro da Cerveja, Sabores de Santa Catarina, Magia de Natal, entre diversos outros.

Onde hoje se encontra o Parque, havia apenas um pavilhão destinado a eventos esportivos e exposições. Esse pavilhão era administrado pela COEB (Comissão Organizadora de Exposições de Blumenau), e ficou conhecido como Famosc por ter sediado três edições da Feira de Amostras de Santa Catarina. Apenas passou a se chamar Proeb (Fundação Promotora de Exposições de Blumenau) na década de 80, onde a fundação se expandiu com a Oktoberfest.

Na primeira edição da festa, em 1984, foi ocupado apenas o pavilhão antigo. A utilização do pavilhão B, construído em 1968, e as posteriores construções dos Pavilhões C e E – 1986 e 1989, respectivamente – ocorreram em decorrência do crescimento da festa e do número de feiras e exposições.

A ampliação do espaço transformou a Proeb em um grande centro de eventos, e já no início da década de 90 os quatro pavilhões (A, B, C e E) passaram a ser ocupados durante todo o ano. Em 2003, a Proeb ganhou o pavilhão D, que ficava interligado ao E. Juntos, os pavilhões somavam quase 3.000m².

Em outubro de 2005, os pavilhões antigos foram demolidos, e em dezembro do mesmo ano, iniciou-se a construção de um novo centro de eventos, com três pavilhões concentrados, modernos e climatizados. Assim, em 05 de maio de 2006, foi inaugurado o Centro de Exposições Parque Vila Germânica.

Além de estrutura de qualidade para a promoção de eventos, a beleza da Vila Germânica fala por si só. Há restaurantes típicos, cafés e souvenirs que trazem detalhes da tradição herdada pelos colonizadores europeus. O charme se encontra nas construções enxaimel, que não passam despercebidas e são dignas de várias fotografias e memórias.

 

BIER HAUS

Inaugurado em 2015 o Eisenbahn Bierhaus, é o novo restaurante do Eisenbahn Biergarten. O espaço fica localizado no segundo pavimento do pavilhão e fica aberto durante todo o ano. A “casa da cerveja”, tradução livre para Bierhaus, foi criada para ser um gastrobar. Ela lembra as antigas estações ferroviárias e estradas de ferro, que deram inspiração a criação da marca Eisenbahn. O uso de peças em aço e em madeira de demolição, bem como os pilares e vigas aparentes remetem ao passado. Um tanque cervejeiro com acabamento em cobre foi instalado interligando a área das chopeiras. Todo esse conjunto arquitetônico remete a uma verdadeira atmosfera alemã, incluindo mesas de madeira comunitárias.
O restaurante conta com a comercialização de chopes de diferentes estilos, como Pilsen, Pale Ale, Dunkel e Weizenbier, com versões de chopes Sazonais e com uma carta completa de cervejas especiais.